La poesia e la sapienza del mondo, di Marco Ceriani

Conhecendo Ablativo, de Enrico Testa, por Luiza Faccio

Imagem relacionada
Enrico Testa





Enrico Testa (Gênova, 1956), poeta, critico literário e professor titular da Universidade de Gênova é considerado um dos grandes nomes da poesia italiana atual. Seu último livro publicado pela editora Einaudi é intitulado Cairn e acaba de ser lançado. Ao todo, o poeta conta com seis livros de poesia com temáticas variadas, que perpassam pela memória, pelo cotidiano, pela natureza e pelo espaço urbano, além do tema da viagem, muito presente em Ablativo (2013). Em suas obras percebemos um fluxo e um ritmo muito particular a Testa, nelas temos a sensação de um continuo, de movimento e do "viver" dos dias, esse viver como as ações, as pessoas e os lugares que circundam o poeta em seu cotidiano, e que dão espaço e abertura ao outro. Duas de suas obras, Ablativo (2013) e Páscoa de Neve (2008), foram traduzidas no Brasil, ambas publicadas pela Rafael Copetti editor e traduzidas por Patricia Peterle.

                                                 

Resultado de imagem para Ablativo enrico testa
Em Ablativo, podemos perceber a presença de muitos desses temas, e para além disso, o ritmo e o fluxo dos livros de Testa que tem como característica constante a ausência de título em seus poemas, assim como de um inicio não marcado pela letra maiúscula e a falta de um ponto final, sendo os poemas separados unicamente pelo branco das páginas, como aponta Peterle em  Em diálogo com Enrico Testa, publicado na revista Manuscrito.
A natureza, flores e animais são elementos muito recorrentes nos versos de Ablativo, e compõem esse cenário cotidiano, como podemos ver no poema a seguir que se encontra na primeira seção do livro, "No sono":

                                                      o cãozinho na corrente
                                                      o gato perseguindo a lagartixa
                                                      as sempre-vivas                                                                                                                                      floridas no barranco
                                                      o pôr-do-sol na vidraria...
                                                      Quadros comuns.
                                                      Mas, então, por que nos enternecem
                                                      até as lágrimas?
                                                      Talvez porque ali brilhe
                                                      algo de nosso e de perdido
                                                      que voou veloz por entre as sombras? (TESTA, 2014, p.13)

Os quadros comuns que o poeta genovês aponta e a natureza tão vívida em seus versos são ilustrados pelo cãozinho na corrente, pelo pôr-do-sol, pelas sempre-vivas e pelo gato perseguindo a lagartixa. Essas são cenas corriqueiras e com as quais podemos ver e nos deparar frequentemente, mas que mesmo sendo constantes em nosso dia-a-dia, nos trazem reflexões e sentimentos muitas vezes únicos. Seus poemas nos trazem imagens muitas vezes claras, é como se pudêssemos ver essas ações: do gato perseguindo a lagartixa, e a luz que o sol reflete na vidraria. Com estas imagens Testa nos proporciona sensações e emoções que nos fazem refletir o comum, os detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos, mas que são captados pelo olhar do poeta.


como citar:  FACCIO, Luiza. Conhecendo Ablativo, de Enrico Testa. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.2, fev. 2020. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209955