La poesia e la sapienza del mondo, di Marco Ceriani

São Francisco de Assis: O Cântico das Criaturas, por Nirvana Dornelles

     São Francisco nasceu entre dezembro de 1181 e setembro de 1182. Filho de Pietro Bernardone dei Moriconi e Pica Bourlemont, vem de uma família com raízes francesas. Na ausência do pai, sua mãe o batizou com o nome de Giovanni, mas seu pai preferiu chamá-lo de Francisco. O Cântico das Criaturas (Il Cantico delle Criature), obra escrita em 1224, é considerada o primeiro documento em língua vulgar italiana, e com ela São Francisco propõe aos fiéis um texto para louvar ao Senhor,  assim ensinando aos devotos a palavra cristã.

     Neste salmo, Francisco convida o homem a louvar a Deus e as suas criaturas, porque, para ele, a misericórdia de Deus se manifesta através da natureza. De acordo com o crítico literário Giulio Ferroni (em Storia della letteratura italiana, Einaudi Scuola, 1991), neste cântico é essencial a compreensão das diversas funções da preposição per: valor causal (Deus é louvado por causa das criaturas, em razão de suas qualidades), valor instrumental (Deus é louvado pelo homem por meio de suas criaturas), valor de agente (Deus é louvado pelas criaturas, ou seja, elas também o louvam), e a de valor de mediação (Deus é louvado através das criaturas, como comentamos no início). Após o primeiro louvor ao poder divino e a declaração de amor ao Senhor através de suas criações, Francisco aborda outros dois louvores, um em causa do homem, em nome do perdão e do sofrimento, e outro em nome da morte e da humildade. Exaltando a vida da criação e encerrando o ciclo com o reconhecimento da necessidade da morte. Esta, não como um fim, mas como um caminho até Deus. São Francisco busca, na poesia, a expressão de sua experiência espiritual.



Image result for i fioretti de são francisco     Obra de grande circulação no Brasil, I Fioretti di San Francesco d'Assisi é composta por textos de seus discípulos em que abordam a vida de Francisco, que, como vimos, sempre pregou a humildade como forma de louvor a Deus. Dessa forma, o tema da humildade também se vê nessa coletânea. Fazem parte do nosso acervo:

  • I Fioretti, Ed. Martins Fontes, trad. Elvino Pocai, 1936 (conta com ilustrações de PAIM)
  • I Fioretti de São Francisco de Assis, Editora Vozes, trad. Durval de Morais, 1940 (conta com introdução)
Para mais informações, acesse o nosso Dicionário.
 

*Texto redigido por Nirvana Dornelles, graduanda Letras - Italiano, na UFSC, e estagiária no Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana Traduzida (NECLIT). A obra em questão foi tema de discussão na disciplina Literatura Italiana I, ministrada pela profa. dra. Patricia Peterle, em 2018/1.

como citar: DORNELLES, Nirvana. São Francisco de Assis: O Cântico das Criaturas. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.1, jan. 2020. Disponível em
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209962