La poesia e la sapienza del mondo, di Marco Ceriani

Francesco Petrarca, por Maria Meller

 Poeta, orador e escritor humanista italiano foi um dos precursores do Renascimento italiano e considerado o fundador do Humanismo. O trabalho com a língua e com a forma do soneto fez de Petrarca, no decorrer dos séculos, uma grande referência dentro e fora da Itália.
     Nasceu em Arezzo, na região da Toscana, em 20 de julho de 1304, mas passou a infância em Avignon, no sul da França, sede da cúria papal na época. Começou seus estudos em Montpellier depois, por insistência do pai, foi para Bolonha estudar Direito. Nessa época, percebeu que sua verdadeira  vocação  era  a  literatura.
   Com a morte do pai, em 1326, abandonou a faculdade e retornou para Avignon, onde se dedicou ao estudo dos escritores clássicos e à escrita de obras na língua vernácula, especialmente em latim. Seu entusiasmo pelos manuscritos antigos permitiu que viajasse por toda a Europa, pesquisando e copiando as obras de Cícero, Virgílio e Horácio, tornando-se um dos primeiros a redescobrir o conhecimento da Roma e Grécia antigas. Essa experiência lhe trouxe reconhecimento, sendo considerado um dos primeiros bibliófilos da Europa.  



    Em 1327, em uma sexta-feira Santa, a suposta visão de uma mulher chamada Laura na Igreja de Santa Clara de Avignon despertou em Petrarca uma paixão duradoura e platônica sendo mencionada em diversas obras e celebrada nas Rime sparse ("Rimas Esparsas").
       Sua primeira obra, Africa, um épico em latim, foi escrita entre 1339 e 1342, e deixada inacabada. Consiste em nove livros, enquanto deveria ter sido composta de 12 livros, segundo o modelo da Eneida Virgiliana.
 Foi amigo de Giovanni Boccaccio (1313-1375), que o considerava seu mestre espiritual e cultural. Sua obra-prima é o “Canzoniere”, onde o tema central é o amor do poeta por Laura, sua musa inspiradora.
 É formada de 366 composições sendo 365 (uma para cada dia do ano) e mais uma, introdutória, chamada “Você que ouve”. É composta de 317 sonetos, 29 músicas, 9 sextetos, 7 baladas e 4 madrigais. A maioria das rimas do Cancioneiro é de amor.
 Sua obra inspirou o “Petrarquismo, um movimento literário italiano surgido no século XV que se prolongou até o século XVII, influenciando diversos escritores europeus e a própria literatura ocidental. A poesia lírica de Petrarca foi seu foco principal de estudo.
 A poética “Petrarquista” destacou-se como exemplo de perfeição a partir de uma linguagem simples e inovações métricas.
 Faleceu no dia 19/07/1374 aos 69 anos, em Arcquà, Itália.

 Petrarca em português

 No Brasil foram publicadas duas obras traduzidas para o português, Cancioneiro e Triunfos, cujos exemplares podem ser encontradas no acervo do Dicionário Bibliográfico de Literatura Traduzida no Brasil (USP/UFSC):


                                        Cancioneiro (2014)
                                         Triunfos (2006)


Para mais informações, acesse o Dicionário de Literatura Italiana Traduzida no Brasil.

como citar:  MELLER, Maria. Francesco Petrarca. In Literatura Italiana Traduzida, v.1., n.2, fev. 2020.Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209946