La poesia e la sapienza del mondo, di Marco Ceriani

Niccolò Ammaniti, Eu e você




Escritor contemporâneo italiano nascido em 1966 em Roma, onde ainda vive. Seu primeiro romance foi publicado em 1994 e se intitula Branchie, sem tradução para o português. No entanto, dos seus outros sete livros quatro já obtiveram traduções para o nosso português, são eles:
  • Io non ho paura, 2001;
    Não tenho medo, 2003, Companhia das Letras.
  • Come Dio comanda, 2006;
    Como Deus manda, 2006, Bertrand Brasil.
  • Che la festa cominci, 2009;
    A festa do século, 2010, Bertrand Brasil.
  • Io e te, 2010;
    Eu e Você, 2013, Bertrand Brasil.
    O romance Eu e Você apesar de parecer tratar de uma história romântica, levando em conta o título da obra, relata uma história muito complexa e com problemas contemporâneos. O livro conta a vida de Lorenzo que desde criança tem dificuldades de se relacionar com outras pessoas por se sentir superior a elas, assim por persistir com essas ideias na adolescência a mãe o leva a um psicólogo que o diagnostica com um distúrbio de personalidade narcisista. A trama em si começa quando na escola um grupo de jovens está marcando um acampamento, Lorenzo mente à mãe dizendo que também foi convidado para o evento, e ela fica muito feliz pelo filho a ponto de chorar escondida no banheiro de casa. Ao perceber a alegria da mãe, o  filho não tem coragem de falar a verdade e no dia da partida para as montanhas o jovem sai dizendo que vai encontrar os colegas da escola, no entanto, fica perambulando por Roma. Para não ficar na rua, arruma um jeito de se esconder no porão de sua casa. Mais tarde, inesperadamente, recebe um telefonema de sua irmã - fruto de um outro relacionamento de seu pai – com a qual quase não teve contato durante sua vida. Mas agora ela está precisando de sua ajuda. Por isso, a moça vai ao encontro dele no porão em que se esconde e assim Lorenzo descobre que a irmã é viciada em heroína. Os os dois passam alguns dias juntos naquele refúgio... 
Para saber o final do dessa trama somente lendo o livro. 

    Ammaniti, também, já se aventurou no cinema em 2004 quando escreveu o filme Il siero della venità.  Seus últimos trabalhos literários são uma coletânea de contos, Il momento è delicato, em 2012; e seu último livro é o Anna de 2015, mas as duas obras ainda não foram traduzidas para o Brasil. Nesse ano de 2018, o escritor fez sua estréia na televisão italiana com a série intitulada Il miraculo.