La poesia e la sapienza del mondo, di Marco Ceriani

A Mandrágora de Nicolau Maquiavel


O livro A Mandrágora é uma peça teatral em cinco atos em que Maquiavel faz uma critica à sociedade da idade média de maneira irônica, uma comédia ao estilo característico do escritor. A trama se passa em Florença onde o jovem Calímaco, depois de uma brincadeira com seus amigos, começa a desejar intensamente uma mulher. Assim o conflito se inicia, o motivo, ela ser casada. No entanto, seu casamento esta fadado ao fracasso, pois ela e o marido tem dificuldade de terem filhos. Diante desse problema Ligúrio, amigo de Calímaco, tem uma ideia para que esse consiga passar uma noite com aquela dama. Para isso, o amigo deverá se fingir de médico especialista em infertilidade e fazer uma proposta a Messer Nicia - o marido - para "tratar" do mal que acomete a esposa; ela apenas deveria tomar uma infusão feita de mandrágora e assim estaria apta a ser mãe. Mas essa poção trará uma consequência um tanto perigosa, pois o primeiro homem que tiver relações sexuais com a mulher, apos ela ter ingerido o líquido, acabará por falecer. Para solucionar a tragédia, o suposto médico indica um "desconhecido" para ter essa primeira noite. No plano de Lugírio é Calímaco, disfarçado de indigente, quem seria o indicado a ter essa experiência, assim esse último teria conseguido dormir com a mulher desejada. Para saber se o tal plano deu certo, leia o livro e não irá se arrepender.

Observação interessante sobre a obra: a palavra mandrágora -título do texto- da nome a uma planta cuja as raízes são afrodisíacas.

     Maquiavel é um escritor italiano conhecido mundialmente por seu livro O Príncipe no qual faz reflexões sobre como se deveria governar um território e por isso, ainda é muito consumido por aspirantes a políticos e para os que gostam desses assuntos. Nascido no ano de 1469 o escritor presenciou uma Europa que acabara de sair da Idade Média por isso em suas obras critica os antigos costumes e tem uma visão, relatada em seus escritos, dessa nova fase que a humanidade ocidental estava a iniciar; seus pensamentos modernos fazem dele um dos maires estudiosos do período do Renascimento, onde explorou  áreas como a filosofia, história, música e literatura. No que diz respeito a esta última existem três títulos que foram traduzidos para o Brasil: Belfagor, o Arquidiabo; A Mandrágora; e O Príncipe. Para saber detalhes dessas traduções acesse nosso dicionário: DLIT